Proposta pelo Grupo de Pesquisa Ciências da Linguagem Escola (Cle-Uerj/CNPq) e apoiada pela CAPES (PAEP-EB), a I Jornada Ciências da Linguagem na Escola ocorrerá nos dias 05, 06 e 07 de Maio de 2025, com o objetivo de receber representantes da comunidade científica que se concentram em pesquisas e desdobramentos relacionados: à formação de professores; às pedagogias ativas; aos gêneros acadêmicos e gêneros profissionais; à discussão sobre Inteligência Artificial (IA) na escola e na formação; às diversidades; e às relações étnico-raciais – sempre na perspectiva de atuação com/para/na educação básica.
Por outro lado, e como sua marca identitária, a Jornada pretende promover iguais espaço e reconhecimento para a comunidade docente que atua na educação básica (e não exclusivamente na graduação), de modo a ouvir, sob perspectiva outra: as pesquisas e/ou relatos de práticas que impulsionem aplicabilidade aos termos da Lei 10.639/2003 (bem como seus desdobramentos) e que reconheçam os diferentes modos de se vivenciar as relações étnico-raciais na escola básica; os modos de criar, aplicar e adaptar métodos pedagógicos e materiais didáticos nos diferentes contextos pedagógicos e para os diferentes públicos da educação básica; as práxis de atuação para a alteridade nos materiais didáticos e nas interações cotidianas com estudantes da educação básica; as reflexões sobre as teorias e seus modos de funcionamento (ou não) nas práticas educacionais de diferentes contextos; os diferentes conflitos vivenciados na escola; e as práticas insurgentes para uma educação básica pautada na alteridade.
Por fim, a Jornada pretende ser espaço de escuta de diferentes vozes que, embora efetivem a educação básica, poucas vezes recebem espaço de fala nos diferentes eventos acadêmicos: 1) discentes da educação básica interessadas.os pela temática e/ou envolvidas.os em Iniciação Científica Júnior (IC-Jr) e outros programas; 2) discentes da graduação, integrados (ou não) aos diferentes programas institucionais (PIBIC, PIBID, ID, EI, dentre outros); 3) discentes envolvidas.os em atividades extensionistas; 4) docentes da educação básica sem apoio à pesquisa e/ou a eventos; 5) docentes da educação básica que estejam iniciando pesquisa acadêmica, com ou sem apoio financeiro; e 6) docentes da educação básica que atuam na especificidade de Projetos.